Fígado
O fígado é o maior órgão interno do corpo e exerce mais de 500 funções fundamentais para o organismo.
Está localizado à direita do nosso corpo, sob as costelas e abaixo do pulmão e é composto, principalmente, de células denominadas hepatócitos.
As principais doenças relacionadas ao fígado são Esteatose Hepática, a doença hepática induzida por drogas/medicamentos/chás e cirrose.
Esteatose Hepática
Você já ouviu a expressão ‘gordura no fígado’? A Esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos, as células do fígado. É detectada em cerca de 20% das ultrassonografias abdominais.
Dentre os principais fatores de risco para a Esteatose Hepática, incluem-se a obesidade, pressão alta, aumento do colesterol, diabetes tipo 2 e consumo excessivo de álcool e outros medicamentos.
O tratamento demanda acompanhamento especifico e envolve a redução dos fatores de risco. Em consulta, avaliamos o caso de cada paciente para condução ao melhor tratamento.
Doença Hepática Induzida por Drogas/Medicamentos/Chás
A automedicação é frequente entre muitos pacientes e podem conduzir a quadros de doenças hepáticas induzidas por drogas, medicamentos e chás (‘hepatite medicamentosa”), já que existe a crença de que produtos naturais sejam isentos de hepatotoxicidade.
Para avaliarmos o caso de cada paciente, é fundamental a consulta.
Cirrose e Suas Complicações
A cirrose é uma doença hepática resultante da inflamação crônica do fígado, levando a fibrose. Assim, o fígado vai perdendo a capacidade de realizar as suas funções.
Diversas causas são relacionadas como álcool, hepatite C, hepatite B, esteatose hepática, distúrbio do metabolismo. As principais complicações são ascite, hemorragia digestiva alta (sangramento nas fezes ou vômitos com sangue) e encefalopatia hepática.
Como a fibrose no fígado é irreversível, controlar a doença é fundamental e, quanto antes o paciente for diagnosticado de forma adequada, melhor o tratamento acontecerá evitando a progressão da cirrose.