(11) 2129-7145 | (11) 91375-0014 Seg - Sab: 8am - 20pm

Estômago

O estômago é um órgão que armazena os alimentos e fica responsável por digeri-los secretando o suco gástrico.
As principais doenças de estômago são gastrite, infecção por Helicobacter Pylori, doença ulcerosa péptica, a gastroparesia e a dispepsia.

Gastrite

Você com certeza já ouviu falar em ‘gastrite’.. ou alguém comentar sobre ‘gastrite nervosa’..
A gastrite significa presença de inflamação na mucosa, é um achado na endoscopia e na biópsia, porém não necessariamente irá causar sintomas.
Existem diversas causas para tal inflamação, como medicamentosa, infecciosa, maus tabagismo, uso de bebidas alcoólicas e autoimunes, ansiedade. Devemos investigar os sintomas do paciente para identificar a causa e assim tratar da melhor forma possível.

Infecção por Helicobacter Pylori

A infecção pela bactéria chamada Helicobacter Pylori ocorre quando esta bactéria infecta o estômago e ainda que o nome seja complexo ou inusitado, é uma causa comum de gastrite e úlcera péptica e está presente em metade da população mundial.
Geralmente, a infecção acontece durante a infância, mas, como em muitos casos, não apresenta sintomas expressivos, nem todo mundo a reconhece.
Em outros casos, pode provocar dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos que, por tratarem-se de sintomas ‘comuns’ a outros problemas e doenças, requer uma análise especifica para o tratamento certo.

Doença Ulcerosa Péptica

A Doença Ulcerosa Péptica é uma espécie de ferida na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado e pode ter como causa a bactéria H. Pylori citada acima e até analgésicos anti-inflamatórios, incluindo a aspirina.
Dentre os sintomas mais comuns, está a dor na região superior do abdômen e em consulta especifica podemos avaliar seu quadro e o melhor tratamento para o caso.

Gastroparesia

A Gastroparesia também é conhecida como síndrome de atraso no esvaziamento gástrico. É uma doença que faz os alimentos passarem mais tempo no estômago, sem seguir para o intestino, uma vez que o estômago não consegue movimentar-se da forma correta.
É muito importante agendar sua consulta gastro para compreendermos sintomas e tratamento, porque a Gastroparesia tem sintomas comuns a outros problemas e isso pode confundir o paciente.
Dentre os sintomas principais, estão uma certa saciedade precoce, a sensação constante de barriga cheia, o desconforto ou estufamento abdominal, gases, náuseas; vômitos e mau hálito. Condições muito comuns a diversos problemas.
Quanto antes o paciente inicia o tratamento, melhor as chances de êxito.

Dispepsia

O quadro de Dispepsia caracteriza-se pela apresentação de problemas relacionados à má digestão e alterações na sensibilidade da mucosa do estômago e pode acontecer por diversos fatores, inclusive, pela presença da bactéria Helicobacter pylori, já explicada acima.
Dentre as causas mais comuns, estão a ingestão em excesso de bebida ou comida, intolerância alimentar ou ingestão de pílulas com o estômago vazio.
Com o acompanhamento correto de um especialista em Gastroenterologia, analisaremos o melhor tratamento para o paciente.