(11) 2129-7145 | (11) 91375-0014 Seg - Sab: 8am - 20pm

Intestino

O intestino é uma das partes mais importantes do nosso sistema digestivo, o órgão em forma de tubo que vai do final do estômago até o ânus. Cabe a ele permitir a passagem dos alimentos digeridos, facilitando a absorção dos nutrientes e a eliminação dos resíduos.
O intestino é dividido em 2 áreas: o delgado e o grosso. Ao longo de todo o intestino, existe uma flora de bactérias que ajudam no processo digestivo para que o intestino se mantenha saudável e livre de outras bactérias patogênicas que podem ser ingeridas com os alimentos.
As principais doenças que podem acometer o intestino são Síndrome do Intestino irritável, Doença diverticular dos cólons, Doença Inflamatória Intestinal (Doença do Crohn e Retocolite Ulcerativa), Doença Celíaca e Intolerância a Glúten Não Celíaca, Intolerâncias Alimentares e Constipação.

Quando devo realizar colonoscopia?

O exame de colonoscopia é um exame seguro, com baixos riscos de complicações e quando bem indicado pode salvar sua vida. Previne câncer de intestino!
Deve-se realizar nos pacientes:
A partir dos 45 anos
Historia familiar de câncer de intestino
Anemia por ferro baixo
Perda de peso involuntária
Mudança do padrão de habito intestinal
Sangramento nas fezes

Doença Diverticular dos Cólons

A doença diverticular do cólon é uma doença caracterizada por pequenas bolsas em formato de balão, os divertículos, por isso o nome. Trata-se de uma condição benigna, mas que devemos ter atenção devido risco de inflamação e sangramento.

Síndrome do Intestino Irritável

A síndrome do intestino irritável é uma doença benigna e crônica, mas que pode atrapalhar muito a qualidade de vida. Caracteriza-se por desconforto ou dor abdominal, distensão abdominal, diarreia ou prisão de ventre.
Existem vários aspectos relacionados como hipersensibilidade visceral, alteração da microbiota fecal, intolerâncias alimentares e fatores psicológicos como estresse e ansiedade.
O diagnóstico dessa condição é feito através de critérios clínicos. O acompanhamento e tratamento dessa condição com especialista é fundamental para melhora dos sintomas.

Constipação

A constipação intestinal também é conhecida como intestino preso, ou seja; o paciente apresenta dificuldades para evacuar, evacuação incompleta ou fezes petrificadas, quadro que, na maioria dos casos, deriva da má alimentação e maus hábitos.
Sendo um órgão tão importante para o seu corpo, a prevenção, o acompanhamento e o tratamento de doenças relacionadas ao Intestino tornam-se importantíssimos.

Doença Inflamatória Intestinal (DII)

As Doenças Inflamatórias Intestinais são doenças crônicas e progressivas que causam inflamação em todo o trato digestivo. As principais representantes são Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn.
Os sintomas podem ser diarreia com sangue ou muco, dor abdominal, perda de peso, febre, náuseas e vômitos, cansaço excessivo.
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento dessas doenças e necessidade de cirurgias e internações. Caso seja este o seu quadro, entre em contato para agendar sua consulta.

Doença Celíaca e Intolerância a Glúten Não Celíaca

A doença celíaca é uma condição autoimune em que o próprio organismo produz anticorpos que agridem o intestino na presença do glúten e que pode provocar dificuldade do organismo em absorver os nutrientes dos alimentos e vitaminas, por exemplo.
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada, na aveia, no centeio e em seus derivados (pizzas, massas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces).
Pode estar relacionada com anemia, osteoporose, infertilidade, cólica abdominal, distúrbios do crescimento, cansaço excessivo e diarreia recorrente.
O diagnóstico da doença celíaca acontece por meio de exames e deve ser realizado por especialista. Agende sua consulta.

Intolerância à lactose

A intolerância a lactose é um distúrbio bastante comum, é causada pela baixa produção da enzima que digere o açúcar do leite ou pelo mau funcionamento dessa enzima.
Os principais sintomas são dor de barriga, gases, distensão abdominal, diarreia recorrente, náuseas e dor de cabeça.
Detectar o diagnóstico é minha tarefa com cada paciente cujo quadro for sugestivo. Entre em contato para agendar sua consulta.